A Anatel avalia que o novo local de instalação da usina no Ceará não representa um risco para a internet do país.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta segunda-feira (17) que o novo local escolhido para a instalação da usina de dessalinização no Ceará, na Praia do Futuro em Fortaleza, não apresenta mais riscos para a infraestrutura de internet do país. Inicialmente planejada próxima aos cabos submarinos que conectam a internet no Brasil e parte da América Latina, a mudança de localização foi uma resposta à pressão das empresas de telecomunicação.

“A nova localização não oferece riscos às infraestruturas de telecomunicações, especificamente aos cabos submarinos ancorados na Praia do Futuro. A construção da usina de dessalinização é um projeto crucial para atender às necessidades da população do estado”, afirmou a agência.

O governador Elmano de Freitas anunciou a realocação da usina em 14 de junho, com previsão para o início das obras até o início de 2025.

“Encontramos um acordo que nos permite construir a usina de dessalinização na Praia do Futuro, ao mesmo tempo em que investimos no Ceará com financiamento das empresas de fibra ótica, incluindo a construção de um parque tecnológico em parceria com empresas de tecnologia”, explicou o governador.

O novo projeto de instalação garante que a usina será localizada a mais de 1.000 metros dos cabos submarinos, afastando qualquer risco de interferência.

Paulo fialho

Learn More →

Deixe um comentário