Aposentados e pensionistas receberão reembolso de valores descontados indevidamente pelo INSS a

Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos em suas folhas de pagamento referentes ao mês de abril serão ressarcidos a partir de hoje, 26 de maio. O total a ser devolvido aos beneficiários é de R$ 292 milhões. Apesar de ter suspendido os descontos no mês passado, o INSS não conseguiu evitar esses descontos na folha de pagamentos entre 24 de abril e 8 de maio, devido ao fechamento prévio da folha.

A devolução será feita automaticamente junto com o pagamento regular dos benefícios, no período de 26 de maio a 6 de junho, sem a necessidade de o beneficiário fazer qualquer tipo de solicitação. Um calendário foi definido com base no valor do benefício e no último dígito do Número de Benefício (NB).

Para os aposentados e pensionistas que não reconhecem descontos associativos antigos, é necessário informar ao INSS por meio do aplicativo Meu INSS ou do telefone 135. O Instituto entrará em contato com as entidades para comprovar a autorização dos descontos. Caso não haja comprovação, a entidade terá que devolver o dinheiro ao INSS, que posteriormente fará a transferência para o beneficiário.

Os beneficiários que ainda não consultaram se tiveram descontos indevidos podem procurar, a partir de 30 de maio, as agências dos Correios para obter ajuda. Também é possível verificar via aplicativo Meu INSS ou pela Central de Teleatendimento 135. O INSS alerta para possíveis golpes e orienta os segurados a buscar informações apenas em fontes oficiais, como o site do Instituto e as redes sociais verificadas. O aplicativo Meu INSS é outra opção segura para verificar e contestar descontos associativos.

Diário do Ceará

Learn More →

Deixe um comentário