Chuvas intensas no Nordeste acendem alerta para cuidados com equipamentos elétricos e eletrônicos

  • Picos de tensão, quedas repentinas de energia ou curtos-circuitos causados por descargas elétricas em períodos de instabilidade climática podem gerar danos irreversíveis aos equipamentos conectados à rede de energia;
  • Especialista aponta cuidados essenciais para prevenir problemas e evitar prejuízos com a perda dos aparelhos elétricos e eletrônicos.

São Paulo, 08 de maio de 2025 – As chuvas torrenciais que atingiram a Bahia nesta semana voltaram a evidenciar um problema recorrente em diferentes regiões do Brasil: a vulnerabilidade da infraestrutura elétrica frente a eventos extremos. Além de enchentes e prejuízos à população, outro efeito colateral tem ganhado atenção técnica — o impacto sobre sistemas elétricos e equipamentos sensíveis às oscilações de energia, tanto em residências, empresas e até em áreas rurais.

Quando há picos de tensão, quedas repentinas de energia ou curtos-circuitos causados por umidade e sobrecarga da rede elétrica, computadores, servidores, roteadores, câmeras de segurança e até eletrodomésticos podem sofrer danos irreversíveis. “O risco não é apenas a perda do equipamento, mas também de dados, registros contábeis, sistemas de segurança e até controle de operações logísticas ou industriais”, alerta o engenheiro elétrico Jamil Mouallem, sócio-diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, indústria nacional fabricante de soluções de proteção de energia.

Segundo o especialista, é possível mitigar significativamente esses riscos com o uso de soluções simples, porém eficazes, como o uso de nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha e até para-raios. “Esses dispositivos protetores de energia funcionam como uma barreira de defesa contra os distúrbios da rede elétrica. Em momentos de instabilidade, eles podem evitar prejuízos que vão muito além do valor do equipamento”, ressalta Jamil.

Entre as principais recomendações técnicas para períodos de chuvas intensas, o engenheiro elétrico da TS Shara destaca:

  • Desligar e desconectar equipamentos da tomada durante tempestades com raios, sempre que possível;
  • Utilizar filtros de linha de qualidade em equipamentos sensíveis, como computadores, modens, roteadores e televisores;
  • Investir em estabilizadores e nobreaks, especialmente em regiões onde as quedas e oscilações de energia são frequentes;
  • Realizar manutenção periódica da rede elétrica interna, principalmente em imóveis antigos ou com histórico de infiltrações;
  • Evitar sobrecarga de tomadas, prática comum que aumenta o risco de curto-circuito e incêndios.

Além da proteção direta aos aparelhos elétricos e eletrônicos, o cuidado com a energia também representa segurança pessoal e patrimonial. Em áreas onde a eletricidade é instável, pequenas medidas preventivas podem fazer grande diferença em situações críticas.

A importância dessas precauções é reforçada por eventos recentes na Europa. Em abril de 2025, um apagão generalizado afetou Portugal, Espanha, Andorra e o sudoeste da França, interrompendo serviços essenciais como transporte público, telecomunicações e abastecimento de água. Hospitais precisaram recorrer a geradores para manter a operação, e a população enfrentou dificuldades no acesso a alimentos e medicamentos devido à paralisação de supermercados e farmácias.

Com o aumento da frequência e da intensidade dos eventos climáticos extremos e das falhas sistêmicas globais, a atenção à qualidade da energia e à proteção dos sistemas elétricos deve fazer parte da cultura de prevenção de riscos — tanto no ambiente doméstico quanto no corporativo. “Investir em medidas preventivas não é apenas uma questão de economia, mas de segurança e continuidade operacional”, afirma Jamil Mouallem.

Perfil – Jamil Mouallem 

Jamil Mouallem é sócio-diretor da TS Shara, fabricante 100% nacional de nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores de rede inteligentes. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade FESP (Faculdade de Engenharia de São Paulo) e pós-graduado em Administração Industrial pela USP, Jamil possui mais de 30 anos de experiência profissional, com passagem pela empresa de microcomputadores Microtec e pela Mainframes Burroughs, empresa americana.

Perfil – TS Shara  

Com mais de 30 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, e uma das líderes de mercado, fabricante. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 250 itens para atender o mercado SOHO.  

Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.  

Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de vinte anos.  

Capital Informação
11984948447
[email protected]

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Learn More →

Deixe um comentário