O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (28) que o Brasil adotará medidas de reciprocidade caso o governo de Donald Trump imponha tarifas sobre produtos brasileiros. “Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países”, declarou Lula, referindo-se à recente ameaça de Trump de taxar em 25% produtos da Colômbia, após um impasse sobre a deportação de imigrantes.
O comentário de Lula ocorre em um momento de tensão entre os Estados Unidos e países da América Latina. Na semana passada, a Colômbia inicialmente recusou-se a receber deportados americanos, levando Trump a anunciar a aplicação das tarifas. Após negociações, Bogotá aceitou os voos e a Casa Branca suspendeu a medida.
Lula tem buscado manter uma relação pragmática com Trump, principalmente em questões comerciais e ambientais. Apesar de divergências ideológicas, o Brasil não pretende criar atritos com um parceiro histórico. O governo brasileiro também reagiu à chegada de 88 brasileiros deportados em Manaus, transportados algemados e acorrentados, exigindo mudanças no procedimento de repatriação.
A declaração de Lula reforça que o Brasil acompanhará de perto as políticas comerciais dos EUA e não descarta respostas caso o governo americano adote medidas que afetem a economia nacional.