O mercado financeiro não prevê mais cortes de juros pelo Banco Central neste ano, conforme indicado pelo boletim ‘Focus’.

Os economistas do mercado financeiro deixaram de projetar um corte na taxa básica de juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana. Assim, a expectativa é de que a taxa Selic permaneça estável até o final de 2024, no atual patamar de 10,50% ao ano. Anteriormente, as instituições financeiras previam uma redução de 0,25 ponto percentual, para 10,25% ao ano, mas essa estimativa foi descartada. A maioria dos bancos consultados pelo Banco Central também não prevê mais cortes nos juros pelo resto deste ano. As informações são do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central, baseado em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

Para o fim de 2025, o mercado financeiro elevou sua expectativa de taxa de juros de 9,25% para 9,50% ao ano.

A próxima decisão sobre a Selic será anunciada na quarta-feira (19), após as 18h, durante a reunião do Copom. A taxa Selic é crucial para a economia brasileira, influenciando outros índices de juros, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Paulo fialho

Learn More →

Deixe um comentário